
O que é mamografia?
A mamografia é um exame de imagem que tem função de captar imagens das estruturas dos seios, permitindo ao médico procurar nódulos e cistos que podem ser um sinal de alerta para o câncer. Caso algo seja detectado, ainda assim são necessários exames complementares antes de se fechar um diagnóstico definitivo.
Para entender a importância desse exame, basta lembrar que o câncer de mama é o segundo tipo mais incidente em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele.
Para que serve a mamografia?
Um dos principais objetivos da mamografia é detectar possíveis alterações nas mamas, como nódulos e cistos, que podem ser indicativos do câncer de mama em seu estágio inicial.
De acordo com especialistas, é recomendado que a mamografia seja feita periodicamente a partir dos 40 anos de idade ou ainda mais cedo. No entanto, a recomendação oficial do Ministério da Saúde é de fazer o exame a cada 2 anos a partir dos 50 anos de idade.
Alguns dos fatores que indicam que a triagem deve acontecer mais cedo são:
- histórico familiar de câncer de mama;
- histórico pessoal de outro tipo de câncer;
- presença de nódulo nos seios.
Como é feita a mamografia?
A mamografia é feita em um aparelho de raio-x adaptado para capturar os seios, chamado mamógrafo. Ela também pode ser mamografia digital, utilizando um equipamento mais moderno, que permite ampliar áreas e ter uma visualização mais clara da mama da paciente.
É importante citar que a mamografia não necessariamente dói, no entanto, por se tratar de uma área do corpo bastante sensível, pode causar um certo desconforto. Por isso, o ideal é evitar realizar o exame menstruada ou próximo à menstruação. Vale lembrar que, em gestantes, esse tipo de exame somente é realizado mediante indicação e autorização médica com a utilização dos equipamentos de proteção recomendados.