
O que é Ultrassonografia?
Também conhecida como ultrassom, a ultrassonografia é um exame de imagem que permite ao médico observar determinadas estruturas internas do corpo humano. Ela funciona por meio do uso de ondas ultrassônicas de alta frequência, que se propagam através dos tecidos e órgãos. A resposta desse eco é capaz de formar imagens, visualizadas pelos médicos.
Como é feita a Ultrassonografia?
Na ultrassonografia, o paciente deita em uma maca, dependendo da estrutura analisada, e, logo após, recebe a avaliação do médico, que desliza um pequeno aparelho pelo corpo daquele, enquanto analisa os resultados em uma tela e identifica as estruturas anatômicas. Para facilitar a movimentação do aparelho, é utilizado um gel na pele da região.
Quais são os tipos de Ultrassonografia?
Existem diferentes tipos de ultrassonografia. Entre eles está a ultrassom com doppler permite que, além das estruturas anatômicas, o médico consiga visualizar o fluxo sanguíneo de determinada área do corpo humano. Esse é um exame essencial para diagnosticar condições como varizes ou obstruções em veias.
Por fim, os tipos de ultrassonografia se classificam conforme a região em que o exame está sendo realizado. Entre eles estão a ultrassonografia da mama, a transvaginal, pélvica, obstétrica e a ultrassonografia abdominal total.
Para que serve a Ultrassonografia?
Por ser um exame não invasivo, indolor e seguro, buscando avaliar o estado dos órgãos dos pacientes. Também serve para identificar problemas em vasos sanguíneos, ligamentos, cartilagens, entre outras regiões internas do corpo humano.
Cada tipo de ultrassonografia possui uma indicação específica. Confira algumas delas:
- Vias Urinárias – rins e bexiga;
- Abdome Total – fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, retroperitônio e bexiga;
- Abdome Superior – fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares e baço;
- Articulações – articulações e musculatura associada;
- Partes Moles – hérnias, tumorações subcutâneas, parede abdominal;
- Cervical – glândulas parótidas, submandibulares, sublinguais e nódulos cervicais;
- Pélvica – bexiga, útero e anexos;
- Próstata Suprapúbica – próstata, vesículas seminais e bexiga.